Fikz

4 Passos para cuidar da sua vida financeira

Todo mundo deve se preocupar com as finanças pessoais, seja para alcançar objetivos no futuro ou simplesmente para as dívidas não se tornarem uma bola de neve. Com a situação econômica do país em crise, a inflação em alta e as contas cada vez mais caras, a organização das finanças pessoais acabou virando uma necessidade para todos.

Por isso, se você tem pendências para pagar, planos de viajar, fazer um intercâmbio, faculdade, comprar um carro ou casa, investir em educação para os filhos, ter mais qualidade de vida ou uma aposentadoria melhor, é preciso primeiro dominar a arte de controlar seus ganhos e despesas pessoais.

Pensando nisso, nós da FIKZ, separamos 4 dicas de como melhorar a sua autogestão e mudar para melhor sua situação financeira pessoal!

1  – ANALISE sua situação financeira atual.

A autoanálise da sua situação financeira é a lição número um.

Verifique se você possui dívidas, quais são elas, quanto dinheiro tem guardado, quanto ganha e quanto dos seus rendimentos vai para despesas fixas, aquelas que são necessárias para sua sobrevivência. Com a resposta para essas perguntas em mãos, vamos para o segundo passo

2  – CONTROLE seus gastos

Sabendo de tudo isso, agora é preciso fazer um criterioso controle de despesas.

Não é difícil, basta que, diariamente, cada despesa realizada seja anotada, assim como o meio de pagamento utilizado. O ideal é agrupar esses gastos em categorias, como alimentação, educação, lazer e moradia, etc. Dessa forma, é possível verificar quanto vai para cada categoria e delimitar os valores que podem ser gastos.

3 – CORTE despesas supérfluas

Tendo o controle e análise dos seus gastos, você vai descobrir que o dinheiro pode durar mais, graças à eliminação de despesas desnecessárias. Isso significa abrir mão de algumas coisas, como aquela viagem no fim de ano ou um passeio com os amigos no final de semana por exemplo.

4  – PLANEJE metas financeiras

A gestão das suas finanças pessoais deve ser utilizada com o objetivo de atingir metas. Para começar, você pode estabelecer metas simples e de curto prazo, assim, os resultados vão aparecer mais rapidamente e você terá um incentivo a mais para ir adiante.

Cada vez que tiver que decidir sobre determinada compra, você vai pensar naquele objetivo definido e quanto essa sua decisão interferirá na busca por ele.

Para ter controle sobre as finanças pessoais é preciso entender todas as armadilhas que o seu dinheiro está exposto. Com estas dicas que apresentamos você pode melhorar muito a sua vida financeira e conseguir alcançar mais metas e objetivos.

Gostou de saber um pouco mais sobre como melhorar as finanças pessoais?

Compartilhe com os seus amigos para ajudá-los a mudar essa situação também! 😉👍🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Olá! Podemos te ajudar?